Animais gostam de música?

Os seres humanos possuem muitos diferenciais em relação aos animais, como inteligência, raciocínio, capacidade criativa, entre outros. Um dos aspectos que torna o ser humano especial é a capacidade de criar música e ser influenciado pela música, tanto emocionalmente quanto racionalmente.

Porém não são apenas os humanos que apreciam música. Sim, criar música é algo exclusivo do cérebro humano, a partir da definição de que música é composta por melodia, harmonia e ritmo, outros animais como os pássaros (por exemplo) não são capazes de criar música na sua essência, apenas segmentos rudimentares de sons.

A apreciação da música, contudo, é diferente. Muitos estudos já foram realizados sobre o impacto da música nas emoções dos animais. As vacas leiteiras, por exemplo, dão mais leite quando ouvem música clássica. Estudos mostraram que as vacas ficam mais tranquilas e relaxadas quando estão escutando música, o que favorece a produção de leite.

Nos porcos, esse estudo mostrou que ouvir uma boa música permite que os porcos cresçam mais e sejam mais saudáveis. Inclusive, na hora de levar porcos para o matadouro, eles são inteligentes o bastante para perceber isso, então colocá-los para ouvir música pode acalmar os ânimos.

Observe nos vídeos abaixo as reações de alguns animais ao ouvir música e tire suas próprias conclusões:

Aliás, para os seres humanos, tocar música fornece efeitos ainda mais positivos do que simplesmente ouvir. Nesse artigo, você pode aprender como tocar um instrumento musical e iniciar suas práticas no mundo da música. É fascinante como a música pode influenciar positivamente o desenvolvimento físico e mental das pessoas. Comece hoje mesmo a usufruir desses benefícios e compartilhe esse conhecimento adiante.